quarta-feira, 28 de maio de 2008

Opiniões dos alunos sobre o PNEP

Competências: Experimentar múltiplas situações que desenvolvam o gosto pela escrita.
Actividade: Registar a opinião sobre os trabalhos realizados no âmbito do Programa Nacional de Ensino do Português.


O projecto PNEP é muito interessante e temos um blog onde colocamos os trabalhos!
O pnep é conhecido por “Programa Nacional de Ensino do Português”.
Fizemos trabalhos com o professor João e a professora Carla, os dois professores estão a fazer muitas coisas bonitas connosco.
Eu e muitos colegas da turma ficamos a saber mais do que já sabíamos acerca dos computadores e principalmente do que é um blog.
Fizemos trabalhos em grupo e individualmente.
Trabalhámos vários tipos de textos, por exp.: fizemos histórias, textos poéticos (acrósticos palavra puxa palavra), textos informativos…
O que gostei mais de fazer, foram os comentários e de colocar os texto no computador e ver os comentários dos outros meninos.
Gostava de ter o projecto PNEP para o ano.

Sara - 4ºAno


O projecto do PNEP é um projecto para as crianças começarem a gostar mais de ler e escrever, vários tipos de textos, individualmente ou em grupo.
Trabalhamos vários tipos de textos como por exemplo: informativos, poéticos, instrutivos…
Também inventámos histórias e depois recontávamos oralmente aos colegas e professores. Fizemos acrósticos, palavra puxa palavra e criámos histórias em grupo e individualmente.
Gostei imenso de colocar os textos no Blog, ver e ler os textos de outras escolas e depois fazer comentários a dizer se gostamos ou não gostamos.
Com este projecto comecei a gostar mais de ler e de escrever e espero que para o ano também continuemos a fazer estes trabalhos giros.

Natália - 4º Ano

Com o projecto PNEP criámos um blog e começámos a meter lá os nossos trabalhos.
Podemos Fazer comentários dos nossos trabalhos e também fazer comentários aos trabalhos das outras escolas.
Quando a minha turma vai fazer um trabalho para meter no blog fico muito contente, o professor João e a professora Carla ajudam-nos a meter os nossos trabalhos no blog.
O interessante é que já visitaram o nosso blog muitos pessoas. Acho isso muito fixe, quanto mais visitantes melhor para o nosso blog, daqui a algum tempo vão ter mais visitantes e o nosso blog vai ficar muito conhecido.
No nosso blog colocamos vários tipos de textos: recontamos histórias, criamos textos poéticos…
Aviso importante! Fiquem à vontade para ver os nossos trabalhos!!!

Jonas - 4º Ano


Com o PNEP passamos a ter o nosso blog.
Gostei muito de ler e escrever vários tipos de textos por exemplo: recontamos histórias, fizemos textos informativos, textos poéticos (acrósticos) e criamos histórias…
Alguns trabalhos que nós fizemos foram em grupo e outros individualmente.
Depois de fazermos os trabalhos passávamos para o computador e depois para o blog.
Eu gostei de colocar os meus textos no blog e ver os textos das outras escolas.
Com estas actividades comecei a gostar mais de escrever e espero trabalhar mais e fazer mais coisas bonitas.

João António - 4º Ano


O PNEP é o Programa Nacional de Ensino do Português e este projecto é para as crianças gostarem mais de ler e escrever vários tipos de textos, por exemplo, poesias, textos informativos…
Neste projecto fizemos recontos de histórias, textos informativos, textos poéticos, como acrósticos, palavra puxa palavra e criámos histórias, e outros textos.
Para fazer esse trabalho fizemos trabalhos individuais ou em grupo. Ao fazer os trabalhos começávamos no rascunho a fazer listas de palavras, e só depois é que fazíamos o texto e passávamos para o computador e por fim para o Blog.
Gostei de colocar no Blog os textos, ver os textos das outras escolas e fazer comentários.
A minha conclusão é que eu melhorei na escrita e aprendi muitas coisas novas.

Carlos - 4ºAno


Com este projecto os alunos de todas as escolas que gostam de ler e escrever podem fazer vários tipos de textos e coloca-los na Internet.
Nós, os alunos do 4º ano e 3ºano da escola EB1 de Semelhe fizemos vários textos como por exemplo: recontámos histórias, inventámos histórias, poemas…
Trabalhámos em grupo muitas vezes e passámos os textos para o computador.
Depois o professor João e a nossa professora metiam os nossos textos no blog. Todos podem ver os nossos textos e depois fazer comentários.
Eu gostei muito fazer este trabalho!

Lucas - 3º Ano


PNEP tem um blog onde podemos pôr os nossos textos
Nesse blog há trabalhos nossos e de outras escolas
Esses trabalhos são todos lindos e estão lá,
Para toda a gente os poder ver.

Fátima - 4º Ano


2 comentários:

Educação e Diversidade disse...

Parabéns… Parabéns!
Além de escreverem muito bem, manifestam uma opinião muito positiva do PNEP. Claro que aqui, pela parte que me toca, o meu obrigado. Mas também obrigado pela vossa empenhada colaboração e da vossa professora. Este Programa Nacional precisa da participação empenhada de todas as escolas do país, e as escolas são compostas por professores e alunos, mas a verdadeira energia está nos alunos. Parabéns à vossa turma.
Ah… gostavam de conhecer outras opiniões sobre o PNEP? Vou colocar, a seguir às vossas opiniões, um vídeo de um professor da Universidade de Coimbra!

fatimafraga disse...

Como sempre gosto dos vossos trabalhos e não posso deixar de vos felicitar, primeiro por terem opiniões e depois por serem tão favoráveis ao PNEP. Acredito que aprenderam melhor o Portugês, com mais estímulo, entusiasmo e com melhores resultados. Parabéns também à vossa professora.