quinta-feira, 24 de abril de 2008

Coisas... Que Coisas!?

Competências : Escrever individualmente, partindo de expressões dadas.
Actividade: Escrever palavras a partir de expressões dadas: coisas que me divertem; coisas que me aborrecem; coisas que me apetece guardar; coisas que me apetece deitar ao lixo; coisas que me apetece escrever e coisas que me apetece apagar. A partir dessa lista de palavras escrever um texto em que se utilizem as palavras dessas listas.

Coisas boas e coisas más

Eu gosto de brincar ao camaleão, gosto de dormir, gosto de correr e gosto de me rir.
Não gosto de ter pesadelos maus, de fazer os trabalhos de casa, não gosto de fazer a cama e também não gosto de chorar.
Gosto das recordações, das prendas e dos carinhos que a minha mãe me dá.
A roupa velha deito-a ao lixo, o papel velho é para o lixo ou para reciclar, e a comida estragada para as galinhas comerem.
As vezes apetece-me escrever cartas, poemas e cartões.
E os erros, os maus pensamentos ou más recordações apago-os da minha vida.

Autora: Fátima - 4º Ano

Coisas….

Gosto de me divertir brincando, falando, pintando, desenhando, rindo, escrevendo e trabalhando com os amigos.
Não gosto que me aborreçam com coisas malditas, como tratarem-me mal, gozarem-me e mentirem-me.
Muitas das vezes, apetece-me guardar tudo, como recordações, brinquedos e roupas, mas a casa fica tão cheia que tenho de deitar coisas ao lixo, como por exemplo, roupas rotas e objectos partidos. Também podemos dar roupas novas que nos ficam pequenas e brinquedos a pessoas que necessitam ou à família.
Quando não tenho nada para fazer, apetece-me escrever cartas de amor, composições, copiar textos de poesia, escrever poemas e ler.
Apetece-me apagar os erros que escrevo e os pesadelos que às vezes tenho.

Natália - 4º Ano

Um Menino

As coisas que me divertem é jogar à bola, fazer bolos, andar de bicicleta e ajudar os outros. Mas há uma coisa que me aborrece muito, que é às vezes não ter companhia para brincar e ter de brincar sozinho.
Há coisas que me apetece guardar um prémio do melhor desenhador e um prémio do melhor jogador de futebol. Apetece-me deitar ao lixo um pássaro chato que tenho em casa, uma televisão velha e um boneco.
Apetece-me escrever que gosto muito do meu pai, da minha mãe e do meu irmão. Mas também, há coisas que me apetece apagar, uma foi quando atropelei um senhor de bicicleta e outra foi quando me fechei na casa de banho e não conseguia sair, isto quando era mais pequeno.

João António - 4º ano


Coisas da minha vida

Há coisas que me divertem e aborrecem, outras que me apetece guardar, deitar ao lixo escrever e apagar.
Apetece-me brincar com os meus amigos, ler, estudar gramática, matemática e crescer. Aborrece-me bater nos meus amigos, zangar-me com eles, mentir sem ser o dia das mentiras e corridas.
Gosto de guardar os amigos, a família e as boas recordações. Apetece-me deitar ao lixo os erros que dou, os inimigos e as coisas velhas.
Adoro escrever poemas de amor, diários secretos, composições e ler. Mas há coisas que queria apagar do passado, como por exemplo erros nas fichas de avaliação.

Sameiro - 3º Ano


3 comentários:

Educação e Diversidade disse...

Fantástico... como a palavra "coisa" deu para fazer textos muito bonitos! Parabéns.

MARIA disse...

Ola!
Sou uma menina do 3º ano e sou da escola Eb1 de Semelhe, e gostei muito de fazer este trabalho.

Unknown disse...

Ola sou a Fatima.E a minha mae diz:
Que gostou muito dos nossos trabalhos!!!