sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O som das palavras

Competência (1º ano): Desenvolver a capacidade de identificar rimas.
Actividades: Realização de jogos com o som final das palavras; Construção de uma lista de palavras que rimam; Elaboração de um pequeno poema colectivo.
.
Poema Colectivo
.
A mãe come o pão
E tem um camaleão.
Ela é bela
E vai à janela.
.
Poemas individuais
.
A mãe come o pão
E vai à janela
E é amarela
E come o limão.
.
Beatriz
.
O pai tem um camaleão
A mãe tem uma mala.
O pai come o pão
E a mãe tem uma sala.
.
José
.
O tio deu o pão à tia
A tia lava a salada na pia.
Eu vi um bebé
E o bebé anda a pé.
.
Eduardo

O céu tem mais um planeta

Competência (4º ano): Desenvolver estratégias para a compreensão da leitura de textos informativos.
Actividades: (ver descrição em Act. I a IV).



O céu tem mais um planeta

Act. I - Pedir aos alunos para "adivinharem" qual será o assunto abordado no texto e justificarem a sua opinião (desenvolver a estratégia de antecipação).

Texto



Pobre pequeno Plutão. Após ter sido descoberto em 1930, sentiu a glória de ser o nono planeta do nosso sistema solar. Mas nos anos seguintes os astrónomos discutiram várias vezes se seria realmente um planeta.
O ano passado, astrónomos de 75 países reuniram-se em Praga, na República Checa, e finalmente decidiram que Plutão não devia ser considerado um planeta. O principal motivo para esta decisão foi o pequeno tamanho de Plutão.
Mas nem tudo está perdido! Plutão foi reclassificado como “planeta anão” e isso é uma boa notícia para os caçadores de planetas. “Muitos outros Plutões aguardam por ser descobertos”, dizem os astrónomos.

Pity Poor Pluto. Time for Kids. 24 de Agosto de 2006 (traduzido e adaptado)


Act. II - Pedir aos alunos para "adivinharem" o significado da expressão "caçadores de planeta", a partir da relação entre o significado da palavra "caçador" e do trabalho que fazem os astrónomos, registando as suas predições e inferências (desenvolver a capacidade de associação de ideias ou conceitos para descobrir o significado de expressões).



Act. III - Registar a informação relevante, ou seja, as ideias principais do texto (desenvolver estratégias de representação visual da informação com base na estrutura do texto).


Act. IV - Realizar, individualmente, uma reflexão sobre os conhecimentos que adquiriu através da leitura do texto, verificar lacunas na compreensão e desenvolver o interesse para a procura de mais informação sobre a temática (desenvolver estratégias de monitorização da integração de novos conhecimentos).